Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

BEM VINDO À HOLANDA!

Freqüentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar a luz uma criança com deficiência - uma tentativa de ajudar as pessoas que não tem com quem compartilhar essa experiência única, a entendê-la e imaginar como é vivência-la.
Seria como...
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias, faz planos maravilhosos!
O Coliseu!
O David de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases simples em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. o comissário de bordo chega e diz:
- BEM VINDOS À HOLANDA!
"Holanda???!?!?" Diz você. " O que quer dizer com Holanda?!?!?! Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado na Itália! Toda minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!"
Mas houve uma mudança de plano de voo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilenta, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você ira encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs...
Mas, todos que você conhece estão indo e vindo da Itália... E estão sempre comentando o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá:
"Sim, lá é onde eu deveria estar. Era tudo que eu havia planejado."
E a dor que isso causa, nunca irá embora... Porque a perda deste sonho é uma perda muito significativa. Porém se você passar sua vida remoendo o fato de não ter chegado a Itália, nunca será livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.

Emily Perl Knisley - 1987

__________________________________________________________________________________

Resolvi abrir meu blog com este texto, pois ele abrange todas as grandes perdas e grandes transformações que ocorrem em nossa vida. Não podemos escolher o que vamos passar, mas com certeza, como passar, só cabe a nós. Portanto... Sempre esteja aberto para poder aproveitar a Holanda!

Um comentário:

  1. Este texto tem sido por mim utilizado nos grupos que coordeno, porque ele proporciona que as pessoas se abram a novas experiências, forçadas ou não.

    ResponderExcluir