Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Analogias, Metáforas e Parábolas

analogia
a.na.lo.gi.a
sf (gr analogía) 1 Qualidade de análogo. 2 Proporção matemática ou igualdade de razões. 3 Semelhança de propriedades. 4 Semelhança em algumas particularidades, de funções etc., sem que haja igualdade atual ou completa: Não há como negar a analogia entre o coração e uma bomba aspirante-premente. 5 Filos Identidade de relação entre seres de natureza diferente. 6 No ocultismo, método lógico intermediário entre a dedução e a indução, pertencente à teoria. Antôn: diferença. Raciocinar por analogia: julgar pelas semelhanças que existem entre os fatos.

metáfora
me.tá.fo.ra
sf (gr metaphorá) Ret Emprego de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança: Esta cantora é um rouxinol (a analogia está na maviosidade).

parábola
pa.rá.bo.la
sf (gr parabolé, pelo lat) 1 Geom Curva plana cujos pontos são eqüidistantes de um ponto fixo (foco) e de uma reta fixa (diretriz) ou curva resultante de uma seção feita num cone por um plano paralelo à geratriz. 2 Curva que um projétil descreve. 3 Narração alegórica que contém algum preceito moral: As parábolas de Cristo encerram ensinamentos admiráveis. 4 Antena de recepção e transmissão do equipamento de microondas, usada na televisão. P. helicoidal: curva gerada por uma parábola ordinária cujo eixo se enrola em torno de uma circunferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário