Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AMOR... SÓ TEM UM????

Depois da minha separação, essa questão tem me pertubado muito.
Alguns dizem que só amamos uma vez na vida, outros dizem que isso é lenda, que amamos quantos quisermos, é só darmos abertura.
Faz já um ano que me separei, e durante este período, tenho lido sobre o assunto, perguntado e debatido a questão.
Não sou ainda uma expert no assunto, cheguei a algumas conclusões pelas minhas próprias vivências e questionamentos.
Acredito que o amor Homem/Mulher, possa realmente ocorrer mais de uma vez numa única vida. Mas nunca igual.  Viver o amor depois da primeira vez é como ler de novo um grande Best-seller de suspense. Lógico que você vai ver coisas que não havia visto, detalhes que não foram percebidos, vai curtir novamente, pois o livro é muito bom e faz evocar um turbilhão de sentimentos. Mas uma coisa é certa, jamais uma segunda leitura será igual a primeira, nesta você criou milhões de diferentes expectativas, seu coração disparou mais vezes e com maior intensidade, suas mãos suaram pela incerteza, e sua única condição foi de mergulhar nesse abismo incerto cheio de adrenalina sem saber onde ia acabar.
Acredito portanto que podemos viver outros amores, mesmo porque existem várias maneiras de amar, mas não posso acreditar que eles possam ter a mesma intensidade da primeira vez, como também não posso acreditar que o amor verdadeiro possa vir a acabar. Se acabou é porque nunca existiu, foi mera ilusão, mera confusão de sentimentos, alguma grande paixão. Porque posso afirmar por experiência, que o amor é algo que não temos controle algum, não escolhemos, ele simplesmente acontece. Você casa, tem filhos, cria uma história pessoal, uma vivência a dois, então certo dia, depois de muitos anos juntos, um dia você vai dormir, depois de ter tido uma grande discussão, mas então você o vê deitado na cama ao seu lado, dormindo, e um sentimento de pleno carinho invade cada pedaço do seu ser e sem querer vem na sua cabeça: Como eu amo meu companheiro!
E eu garanto, que se você realmente sentiu isso um dia, vai entender quando digo que não acaba. O casamento acaba, mas o amor não, mesmo que ele fique mais adormecido, ele continua lá.
Mas acredito também que nesse mundo maluco que a gente vive, onde o ter é muito mais importante do que o ser, onde só se respeitam as leis se elas tiverem punições realmente severas, não pela boa convivência, onde tudo é descartável, e a novidade é que impera, onde falar eu te amo é o mesmo que bom dia, são poucas as pessoas que conseguem chegar a sentir o verdadeiro amor, pois ele demanda sacrifícios e muita, mas muita paciência. E não este amor volúvel, egoísta, que os comerciais e filmes nos mostram. Segundo Bauman, são "Amores líquidos", sem consistência, sem entrega, sem humildade e coragem.
O amor num relacionamento é super valorizado, concordo, nem sempre ele é suficiente. Mas espero que as pessoas possam amadurecer e enxergar que os grandes valores estão nas coisas mais simples e mais próximas, como família, amizade e solidariedade. E que a qualidade sempre vai superar a quantidade. Assim quem sabem seremos mais felizes e teremos um mundo muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário